A Casa (Museu)

A Casa (Museu)

A Casa (Museu)

A Casa de Aníbal e Teresa Milhais era muito mais do que uma simples “casa” de Aldeia – ali passaram três gerações da Família, em que muitos se criaram, nasceram, cresceram e morreram.

Mais do que o abrigo da sua Família, a Casa de Aníbal e Teresa era o “centro da sociedade” de Valongo de Milhais – aberto a todos e todas, sem qualquer descriminação de etnia, origem, idade ou género.

As portas desta Casa abriam-se sempre aos mais necessitados, oferecendo-lhes alimentação e dormida, fosse à mulher grávida sem grande sustento, ou ao cigano, ou o vagabundo, ao conhecido que vinha de longe, ao vizinho ali ao pé chegado….

Ninguém ficava sem uma sopa ou um bocado de pão com toucinho ou uma malga de vinho para matar a fome.

Entre quem É

A todos que passaram por esta Casa e que muitas vezes, dormiram na mesma sentiram a fraternidade e humanidade cristãs fielmente seguidas, com humildade e dedicação, por Aníbal e Teresa, com a tradicional expressão de Boas-Vindas “Entre quem É”.

A todos que passaram por esta Casa e que muitas vezes, dormiram na mesma sentiram a fraternidade e humanidade cristãs fielmente seguidas, com humildade e dedicação, por Aníbal e Teresa, com a tradicional expressão de Boas-Vindas “Entre quem É”.

A Casa Museu foi uma requalificação a cargo do Arquitecto Filipe Teles da casa de Aníbal Milhais realizada em 2021, em que o traçado exterior foi seguido, tendo o interior sido adaptado ao núcleo museológico que poderá ser visitado em Valongo de Milhais.

Esta construção está integrada no Programa Valorizar do Turismo de Portugal tendo sido uma iniciativa do Município de Murça em estreita colaboração com a Família que cedeu o antigo imóvel e terreno para este fim museológico.

A Casa Museu Soldado Milhões está dividida em três áreas – na entrada temos o Homem (Aníbal Milhais e a sua Família) e o Território (de Murça e de Trás-os-Montes), com objectos do quotidiano da vida do agricultor.

Passamos pelo corredor, como transportados a caminho da Flandres para a segunda área.

Nesta, temos o Herói e a História (da Grande Guerra) com a sua contextualização, quer a nível mundial, como a participação portuguesa, o acontecimento de La Lys e o Feito de Aníbal Milhais que lhe daria a alcunha “de Milhões”.

A exposição é composta de painéis explicativos, com recurso a uma maqueta de trincheira assim como diversos objectos de época e a figura de cera e silicone do “Soldado Milhões” (como eventualmente estaria equipado no dia 9 de Abril de 1918) com a sua “Luizinha” (a metralhadora Lewis).

No segundo piso temos a terceira área para exposições temporárias.

O espaço foi inaugurado no dia 10 de Abril de 2023 (nos 105 anos mais um dia do acontecimento de 9 de Abril de 1918) por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, tendo contado com a presença das altas chefias do Exército Português assim como do Exmo Sr. Presidente do Município de Murça Mário Correia Lopes e demais entidades nacionais e regionais.

Toda a povoação de Valongo de Milhais marcou presença neste momento memorável da justa e sentida homenagem ao “Filho da Terra”.

Poderá ser visitado dentro do horário ou por marcação – esperamos por vós!

“Entre quem É”

O Homem

Aníbal Augusto Milhões, as origens, a Família, os costumes.

O Território

O Património Humano e Natural, os produtos típicos, a paisagem, as histórias.

O Herói

O Feito, o reconhecimento,  o Lugar na História que não apagou.